China apresenta o maior jato comercial fabricado no país

Com o modelo C919 da estatal Avic, país demonstra que quer se tornar um gigante mundial do setor

Hélio Barboza, da Agência Estado,

08 de setembro de 2009 | 10h23

O maior jato comercial fabricado pela China faz sua estreia internacional na maior feira de aviação da Ásia, numa demonstração de que o país quer se tornar um gigante mundial do setor. Um braço da estatal Aviation Industry Corp. of China (Avic) deve apresentar o modelo C919 em Hong Kong, com alguns observadores saudando o momento como prova de que o país comunista chegou à indústria da aviação.

 

"É a primeira vez que a China se apresenta diante da indústria mundial da aviação", disse Richard Thiele, da Reed Exhibitions, empresa que organizou a Asian Aerospace International Expo and Congress, aberta nesta terça-feira.

 

O jato, que de acordo com a mídia estatal chinesa estará pronto para entrar em operação em 2016, é parte de um plano de longo prazo da China para romper o duopólio formado pela europeia Airbus e pela norte-americana Boeing na produção de grandes aeronaves comerciais.

 

O primeiro "9" do C919 foi escolhido porque, em chinês, o número soa como uma palavra que significa "tempo longo", enquanto o "19" indica que o modelo é o primeiro avião de 190 lugares fabricado pela China.

 

Não é coincidência a realização da Asian Aerospace International Expo and Congress em solo chinês. A reunião bienal de três dias, aclamada como uma das mais influentes feiras de aviação do mundo, foi transferida de Cingapura para Hong Kong, de forma a ficar mais próxima da China continental, considerada o mercado de aviação de crescimento mais rápido do mundo. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Chinajato comercial

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.