China Eastern Airlines adquire 60 aviões da Airbus

A China Eastern Airlines anunciou nesta sexta-feira que fechou a compra de 60 aeronaves da Airbus, com preço de catálogo de US$ 5,39 bilhões, como parte de um plano de expansão de sua capacidade para atender a crescente demanda na China.

SERGIO CALDAS, Agencia Estado

23 de novembro de 2012 | 11h30

A empresa aérea de Xangai disse que os aviões, do modelo Airbus A320, serão entregues gradualmente entre 2014 e 2017 e que usará principalmente recursos internos e empréstimos bancários para financiar a compra.

Quando as entregas forem concluídas, o ATK (sigla em inglês para quilômetros disponíveis da tonelada) da China Eastern Airlines, uma medida de capacidade, crescerá 12,05% em relação ao fim de 2011, segundo a empresa.

O acordo é a primeira grande encomenda de aviões da Airbus pela China depois de a União Europeia decidir, no dia 12, congelar por um ano uma regra que exigirá que todas as empresas aéreas paguem por emissões de carbono geradas por voos com destino a e saídos de países da UE. A regra sofre oposição da China e EUA. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.