Ciclo que levará EUA à recessão já começou, garante instituto

Segundo o Economic Cycle Research Institute, o ciclo de negócios do país registou a maior queda do ano na semana de 23 de setembro, de 7,2%

Luciana Antonello Xavier, da Agência Estado,

30 de setembro de 2011 | 14h07

Os Estados Unidos estão bem perto de outra recessão. É o que aponta relatório divulgado nesta sexta-feira, 30, pelo Economic Cycle Research Institute (ECRI), em Nova York. "Teremos recessão", garantiu o diretor-gerente e cofundador do ECRI, Lakshman Achuthan, em entrevista à rede de TV CNBC.

Para Achuthan, se a recessão nos Estados Unidos não começou ainda, ela está "bem diante de nós". "Isso é inequívoco", afirmou. O ECRI é um instituto independente de pesquisa de ciclos econômicos e mede semanalmente o ciclo de negócios por meio do Weekly Leading Index (WLI).

"Recessão é um processo, mas muita gente fica esperando por dois trimestres de Produto Interno Bruto (PIB) negativo. Trata-se de um processo em que as vendas decepcionam, a produção cai, o nível de emprego cai, a renda cai e então as vendas caem. Esse é um ciclo vicioso que já começou."

O WLI da semana de 23 de setembro registrou queda de 7,2%, a maior do ano. O índice registrou crescimento semanal desde o início do ano, mas reverteu direção em meados de agosto.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.