Cinco chinesas entram em lista de empresas que mais crescem

Research in Motion, fabricante do Blackberry, ficou em primeiro lugar no ranking da revista Fortune

Marcílio Souza, da Agência Estado,

18 de agosto de 2009 | 10h20

Cinco companhias chinesas entraram para a lista das 100 empresas que mais rapidamente crescem no mundo, elaborada pela revista Fortune; duas delas aparecem entre as dez mais bem colocadas no ranking.

 

A Sohu.com Inc., um portal bastante conhecido no país, aparece em terceiro lugar na lista, enquanto a Shanda Interactive Entertainment, a maior companhia chinesa de jogos online, ocupa a sétima posição, disse a revista em comunicado.

 

É a primeira vez que a lista, que será incluída na edição de 31 de agosto do periódico, traz companhias de fora dos EUA. "Desde a Grande Depressão, algumas empresas não pararam de crescer. E não apenas nos EUA", afirma a Fortune.

 

As companhias foram classificadas conforme sua receita, crescimento do lucro e retorno total nos últimos três anos. A canadense Research in Motion, fabricante do Blackberry, ficou em primeiro lugar, com um crescimento médio do lucro por ação de 84%, expansão de 77% da receita e retorno total de 45%.

 

As outras três empresas chinesas na lista são a agência de reservas de hotéis e compra de bilhetes online Ctrip.com International Ltd., na 38ª posição; a provedora de soluções em software de telecomunicações AsiaInfo Holdings, em 40º lugar; e China Medical Technologies, em 73º.

 

As companhias de Internet são um sucesso na China, onde há 338 milhões de usuários da web, mais do que toda a população dos EUA. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Fortunerankingempresascrescimento

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.