PUBLICIDADE

Publicidade

'Civic voador' da Honda decola para competir com jatos da Embraer

Teste do HondaJet foi considerado bem sucedido e jato deve chegar ao mercado no ano que vem por cerca de US$ 4,5 milhões

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Jato da Honda fez primeiro voo nos EUA (AFP) Foto: AFP

TÓQUIO - A Honda Motor deu mais um passo para a criação do 'Civic dos céus', apelido não oficial para o jato particular em desenvolvimento da montadora japonesa.

PUBLICIDADE

A versão de produção do HondaJet fez seu voo inicial em 27 de junho, de acordo com a empresa, que espera que o modelo chegue ao mercado no próximo ano.

A Honda está tomando ordens de contratação na América do Norte e Europa para a aeronave que custa US$ 4,5 milhões. O jato vai competir com outros aviões pequenos de fabricantes como a Cessna Aircraft, a Embraer e a Cirrus Aircraft. 

A Honda disse que acredita que alguns clientes vão comprar o avião para uso pessoal, como viagens de família, segundo informações do Wall Street Journal no ano passado.

O avião decolou do Aeroporto Internacional de Piedmont Triad, na Carolina do Norte, e subiu para 15.500 pés durante o voo de 84 minutos, atingindo uma velocidade de cerca de 644 quilômetros por hora, segundo a Honda.

O presidente da unidade de aviões da Honda, Michimasa Fujino, chamou o voo de "uma conquista importante em levar o jato leve mais avançado do mundo para o mercado". Dow Jones Newswires.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.