Com nível de chumbo acima do permitido, Heinz faz recall de cereal infantil na China

Quatro lotes de comida infantil estão contaminados; empresa diz que recall é medida de precaução e que outros lotes não oferecem risco

Reuters

18 de agosto de 2014 | 16h02

A produtora de ketchup H. J. Heinz convocou nesta segunda-feira, 18, recall de um cereal infantil no leste da China depois de encontrar chumbo acima do limite de tolerância no produto.

A empresa faz o recall depois que o órgão regulador de segurança alimentar da província oriental de Zhejiang afirmou, na sexta-feira, ter encontrado "níveis excessivos de chumbo" no produto "AD Calcium Hi-Protein Cereal" - um cereal para crianças.

Heinz afirma que o recall de quatro lotes do produto é uma medida de precaução e que exaustivos testes comprovam que nenhum outro produto para crianças foi afetado.

O órgão regulador afirma que cerca de 1,4 mil caixas do produto estão contaminadas. A empresa pediu desculpas aos consumidores e disse que é 100% comprometida com qualidade e segurança dos alimentos.

Consumidores chineses são especialmente sensíveis à contaminação de produtos para crianças. Em 2008, seis bebês morreram e dezenas ficaram doentes, depois de um escândalo envolvendo mistura de leite para crianças contaminada por melamina.

Especialistas afirmam que o chumbo é particularmente perigoso para crianças, pois atrapalha o desenvolvimento intelectual e motor, causando baixa concentração, mau comportamento e, em altos níveis, até a morte.

Tudo o que sabemos sobre:
recallHeinzChina

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.