PUBLICIDADE

Publicidade

Comissão europeia deve propor novas medidas em março

Segundo presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, medidas virão para controlar déficit fiscal da Grécia

Por Gustavo Nicoletta (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, disse em um comunicado que a Comissão Europeia vai propor em março novas medidas para solucionar o problema do déficit fiscal da Grécia. Veja a íntegra do comunicado abaixo.

 

PUBLICIDADE

"Todos os membros da zona do euro devem conduzir políticas nacionais sadias e de acordo com as regras acordadas. Eles possuem uma responsabilidade compartilhada pela estabilidade econômica e financeira do bloco.

 

"Neste contexto, apoiamos inteiramente os esforços do governo grego e o compromisso para fazer o que for necessário, inclusive adotar medidas adicionais para garantir que as metas ambiciosas estipuladas no programa de estabilidade de 2010 e para os próximos anos sejam cumpridas. Pedimos ao governo grego que implemente todas essas medidas de forma rigorosa e da maneira determinada para reduzir efetivamente o déficit orçamentário em 4% em 2010.(*)

 

"Convidamos o Conselho Ecofin a adotar em sua reunião de 16 de fevereiro recomendações para a Grécia baseadas na proposta da Comissão e as medidas adicionais anunciadas pela Grécia.

 

"A Comissão monitorará de perto a implementação dessas recomendações juntamente com o Banco Central Europeu (BCE) e vai propor outras medidas necessárias, contando com a opinião do Fundo Monetário Internacional (FMI). A primeira avaliação será realizada em março.

 

"Os Estados-membros da zona do euro tomarão medidas determinadas e coordenadas, se necessário, para proteger a estabilidade financeira na zona do euro como um todo. O governo grego não solicitou suporte financeiro."

 

* Apesar do texto do comunicado citar como meta uma redução de 4% do déficit orçamentário grego neste ano, o ministro de Finanças da Grécia, George Papaconstantinou, afirmou em meados de janeiro que o país pretende reduzir seu déficit orçamentário de 12,7% do PIB em 2009 para 8,7% do PIB em 2010. Para ver o comunicado original do Conselho Europeu, clique aqui.

Publicidade

 

As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.