Companhias da Alemanha e da França pedem ajuda a países da zona do euro

Executivos-chefes de 50 grandes companhias publicaram uma campanha publicitária nos jornais dos dois países pedindo suporte para o euro e para o resgate de países debilitados da região

Danielle Chaves, da Agência Estado,

21 de junho de 2011 | 10h03

Executivos-chefes de 50 grandes companhias da Alemanha e da França publicaram uma campanha publicitária nos jornais dos dois países hoje pedindo suporte para o euro e para o resgate de países debilitados da zona do euro, mesmo que isso seja caro. Siemens, SAP, Vivendi, BMW, France Telecom e Lafarge estão entre as empresas que participam da campanha.

"No curto prazo, os países atingidos pela crise de dívida precisam receber ajuda financeira", diz a campanha, que mostra uma moeda de euro em uma página inteira de jornal. "O retorno a circunstâncias estáveis vai custar bilhões de euros, mas a União Europeia e a nossa moeda comum valem o esforço", acrescenta.

As companhias, que têm receita conjunta de 1,5 trilhão de euros e empregam 5 milhões de pessoas, afirmaram que estão preocupadas com o futuro do euro e da união econômica e monetária europeia. "Não há alternativa séria para o euro", diz a campanha. "Um fracasso do euro seria um revés fatal para a Europa."

As empresas alertaram que propostas "populistas" para excluir países da zona do euro ou dividir o bloco monetário em uma união do norte e do sul teria consequências imprevisíveis. O euro tem uma história de sucesso; em 12 anos se tornou a segunda moeda mais importante do mundo e ajudou a criar 9 milhões de empregos, afirma a campanha. As informações são da Dow Jones. 

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