Composição do PIB está sendo revisada, diz diretor do BC

Segundo Carlos Hamilton, devido a isso o Relatório de Inflação de junho não trouxe as informações demonstrando a participação de cada setor na formação do PIB 

Renata Veríssimo e Fabio Graner, da Agência Estado,

29 de junho de 2011 | 12h53

O diretor de Política Econômica do Banco Central, Carlos Hamilton, informou nesta quarta-feira, 29, que está sendo revisada a composição do Produto Interno Bruto (PIB). Por isso, o Relatório de Inflação de junho não trouxe as informações demonstrando a participação de cada setor na formação do PIB. "Mas não houve uma mudança significativa em relação ao que vocês já sabem", disse. "Não revisamos a projeção de crescimento de 4% (da economia este ano). Por isso, em termos de composição, não houve mudança significativa."

Esforço fiscal

O diretor de Política Econômica do BC disse que os dados mostram que a política de contenção fiscal já tem refletido na atividade econômica, mas será sentida de forma mais nítida no segundo semestre. "Existe uma certa defasagem entre as ações. É bastante provável que esse esforço das contas fiscais vá aparecer em breve na atividade e na inflação", afirmou.

Indexação dos salários

Hamilton afirmou que a indexação dos salários é um problema sério no Brasil e em outras economias. "A indexação torna mais resistente a queda da inflação. A literatura diz que a taxa de crescimento dos salários deve ser em linha com a da produtividade para não adicionar pressão dos preços", disse.

Segundo o diretor, a indexação é "um pouco cultural", como nos contratos de aluguel. "Isso mostra a preocupação do brasileiro com a indexação. Acontece com salários e com os serviços públicos também", destacou. Hamilton disse que o melhor a ser feito para reduzir a indexação da economia é baixar a inflação.

Ele ressaltou que as altas salariais "muito acima do razoável" levam ao aumento dos preços. "Reajustes de salários mais elevados que o aumento da produtividade mais cedo ou mais tarde tendem a aparecer nos preços", disse. Segundo o diretor, o cenário do BC já considera a política de reajuste do salário mínimo.

Tudo o que sabemos sobre:
PIBBCHamiltonsaláriosesforço fiscal

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.