Conar diz que linha da Jequiti é plágio

O Conselho Nacional da Autorregulamentação Publicitária (Conar) acatou uma representação da Natura e determinou que a Jequiti, empresa do grupo Silvio Santos, tire de circulação a linha de cosméticos Comix, lançada em julho deste ano, por plágio. Segundo a entidade, os produtos são uma cópia da linha Humor!, da Natura, que existe desde 2006.

FERNANDO SCHELLER, Agencia Estado

22 de agosto de 2012 | 11h01

O Conar informou ao Estado que a decisão obriga a empresa a tirar de circulação toda a publicidade envolvendo os produtos da Comix. Isso inclui propaganda em TV, mídia impressa, internet e os próprios catálogos de venda do produto usados pelas 190 mil revendedoras da Jequiti.

As embalagens da linha também estão incluídas na determinação. A recomendação do Conar é que a empresa venda todo o estoque atual da Comix e a retire do mercado em um prazo máximo de 180 dias. O órgão explicou também que a Comix pode voltar ao mercado eventualmente, desde que seja reformulada para não lembrar tanto a proposta da Humor!

O Conar não tem poder judicial para obrigar a retirada de uma peça publicitária ou produto do mercado, mas as empresas costumam respeitar suas decisões. Uma fonte do órgão disse que os veículos de comunicação não vão aceitar peças publicitárias que receberam sanções da entidade. Conforme as regras do Conar, a Jequiti é obrigada a acatar a decisão imediatamente, mesmo que venha a recorrer. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

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