Confiança de consumidores e empresas na zona do euro cai em setembro

Indicador tem queda pelo sexto mês seguido, com destaque para Alemanha, França e Holanda

AE, Agencia Estado

27 de setembro de 2012 | 08h18

LONDRES - A confiança entre os consumidores e as empresas da zona do euro diminuiu pelo sexto mês seguido em setembro, com declínios mais pronunciados na Alemanha, na França e na Holanda, que fazem parte do chamado núcleo forte da região.

Segundo dados da Comissão Europeia, o Indicador de Sentimento Econômico caiu para 85,0 em setembro, de 86,1 em agosto, o nível mais fraco desde o fim de 2009. A previsão dos economistas era de que o número permanecesse inalterado.

O índice de confiança da indústria recuou para -16,1, de -15,4, contrariando a estimativa de alta para -15,0. Entre os consumidores o índice diminuiu para -25,9, de -24,6, e entre as varejistas e prestadores de serviços houve queda para -12,0, de -10,8. O indicador de clima para negócios também se enfraqueceu, caindo para -1,34, de -1,18. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Zona do euroconfiança

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.