Confiança do consumidor brasileiro diminui um pouco em janeiro

Consumidores da Região Sul são os menos otimistas, mas confiança caiu mais no Norte e Centro-Oeste

Ana Luísa Westphalen, AE

13 de fevereiro de 2008 | 12h32

O consumidor brasileiro iniciou o ano um pouco menos otimista, segundo o Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado pela Ipsos Public Affair para a Associação Comercial de São Paulo (ACSP). De dezembro para janeiro, o indicador caiu 1 ponto para 138. Em janeiro de 2007, o INC marcava 129 pontos.

De acordo com a pesquisa, as regiões Norte e Centro-Oeste são as mais otimistas do País, embora tenham apresentado queda de quatro pontos no índice, registrando 148 pontos em janeiro. A Região Sudeste está em segundo lugar, apesar da queda de dois pontos, passando para 143 pontos no mês. Já a Região Nordeste manteve os 133 pontos registrados em dezembro. Considerada menos otimista, a Região Sul teve elevação de 1 ponto, para 120 pontos.

O estudo constatou que 34% da população brasileira sente-se menos à vontade para adquirir bens de grande valor, contra 32% que estão mais favoráveis. Já para as compras de eletrodomésticos, o INC indica que 44% das pessoas consideram-se mais à vontade, e 26%, menos à vontade.

Emprego

A confiança na manutenção do emprego em janeiro manteve-se em 44%, enquanto a falta da confiança na estabilidade do emprego sofreu ligeira queda de 24% em dezembro para 23% em janeiro.

Segundo dados apurados pela Ipsos, entre os brasileiros entrevistados, a média de pessoas conhecidas que perderam o emprego aumentou para 3,83 em janeiro, contra 3,70 no último mês de 2007. O presidente da ACSP, Alencar Burti, atribui a elevação à instabilidade sazonal causada pelas vagas do fim do ano.

O INC é calculado com base em 1 mil entrevistas feitas entre os dias 23 e 30 de janeiro, em 70 cidades distribuídas pelas nove regiões metropolitanas do País.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.