PUBLICIDADE

Publicidade

Confiança do consumidor do Japão tem queda recorde em março

Todas as quatro categorias da pesquisa registraram deterioração: meio de vida, crescimento da renda, emprego e desejo de compra de bens duráveis

Foto do author Cynthia Decloedt
Por Cynthia Decloedt (Broadcast) e da Agência Estado
Atualização:

A confiança do consumidor japonês despencou em março, refletindo dúvidas quanto a perspectiva econômica do país atingido, em 11 de março, pelo mais grave terremoto de sua história, seguido de tsumani e de um acidente nuclear comparável a Chernobyl.

PUBLICIDADE

O índice de sentimento do consumidor caiu para 38,6 em março, de 41,2 em fevereiro, em bases sazonalmente ajustadas, informou o gabinete do governo.

A queda de 2,6 pontos é a maior já registrada desde que o governo deu início a pesquisa em abril de 2004. Ao mesmo tempo, a leitura de março é a menor desde junho de 2009, na esteira da crise econômica global.

Todas as quatro categorias da pesquisa registraram deterioração: meio de vida, crescimento da renda, emprego e desejo de compra de bens duráveis.

O índice ainda não embute o total impacto do desastre de 11 de março. O governo recebeu cerca de um terço das respostas durante ou antes de 11 de março e os dois terços restantes após essa data. Economistas acrescentaram que os entrevistados não tiveram tempo suficiente para avaliar o impacto de longo prazo do desastre no emprego e salários. As informações são da Dow Jones.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.