PUBLICIDADE

Confiança do consumidor recua nos EUA

O índice de expectativas dos consumidores para os próximos seis meses caiu em abril na comparação com março

Por Álvaro Campos e da Agência Estado
Atualização:

NOVA YORK - O índice de confiança do consumidor norte-americano, medido pelo Conference Board, caiu para 69,2 em abril, da leitura revisada de 69,5 em março (que antes havia sido calculada em 70,2). A previsão dos economistas ouvidos pela Dow Jones era de que o índice ficaria em 70,0.

PUBLICIDADE

O índice de expectativas dos consumidores para os próximos seis meses recuou para 81,1 em abril, de 82,5 em março. O índice de situação presente, que mostra a avaliação dos consumidores em relação às atuais condições econômicas, subiu para 51,4, de 49,9.

Entre os entrevistados, apenas 8,4% disseram haver "oferta ampla" de empregos em abril, do nível de 9% em março. Já 37,5% disseram que está "difícil conseguir" emprego, de 40,7% no mês anterior. O porcentual de consumidores esperando mais empregos nos próximos meses caiu para 16,9%, de 17,4%, enquanto os consumidores esperando por oferta menor de emprego diminuíram para 18,0%, de 18,5%.

A pesquisa mostrou também que, em abril, 14,0% dos consumidores esperavam que sua renda aumente nos próximos seis meses, abaixo do porcentual de 15,5% em março. As informações são da Dow Jones.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.