Conheça a história das marcas brasileiras que vão buscar espaço no mundo das TVs

Multilaser, Britânia e Mondial têm algo em comum: são empresas e familiares e que se popularizaram em outros segmentos

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Por Márcia De Chiara
3 min de leitura

Há mais de 30 anos no mercado, a Multilaser é uma empresa familiar, comandada desde 2003 por Alexandre Ostrowiecki, filho do fundador. A empresa começou fabricando cartuchos para impressora e avançou para outros segmentos. Foi uma das primeiras a lançar o tablet no País. Hoje é uma das principais fabricantes de eletroeletrônicos. São cerca de 5 mil produtos nos segmentos de informática, telecomunicações, esportes, itens automotivos e brinquedos distribuídos por 20 marcas, vendidos por 40 mil pontos de venda no País.

Uma das estratégias da empresa tem sido firmar parcerias para chancelar os produtos com grandes marcas, como ocorreu recentemente com a Toshiba para os novos televisores. A companhia tem parceria também com HMD, que detém a marca Nokia para celulares, entre outras.

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Com duas fábricas, uma na Zona Franca De Manaus (AM) e outra em Extrema (MG), e um laboratório de tecnologia e engenharia na China, a companhia emprega3 mil pessoas e fatura R$ 3 bilhões por ano.

Fábrica da empresa brasileira Multilaser, em Extrema (MG). Foto: Marcel Fernandez/Divulgação

Britânia vai da cozinha para a sala

Fundada em 1956, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba(PR), a Britânia é uma empresa familiar, de capital fechado,que começou produzindo fogareiros, fogões e móveis metálicos . Na década de 1980 ingressou em eletroportáteis e,em meados dos anos 1990, em ventilação.

Em 2002, avançou para categorias de maior porte, como batedeiras e posteriormente refrigeradores, fornos de micro-ondas, aparelhos de ar condicionado, por exemplo. São mais de 1.500 produtos e atualmente a companhia édedicada à fabricação de eletroportáteis e eletroeletrônicos.E o velho fogareiro, dos primórdios da empresa, virou hoje o moderno cooktop.

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Com fábricas emManaus (AM), Joinville (SC) ,onde também tem um centro de distribuição, e escritórios em Curitiba (PR) e na China, a empresa emprega diretamente mais de 5 mil pessoas. A companhia não revela o faturamento nem os investimentos realizados nos últimos anos. Mas a grande aposta neste momento é explorar a marca Britânia, indo da cozinha para a sala, com as TVs.

Com a fábrica da Sony, Mondial e avança em TVs

A Mondial, empresa de capital fechado e líder no mercado de eletroportáteis, começou em 2000 em Sorocaba(SP) produzindo ventiladores e liquidificadores. Dois anos depois inaugurou e uma fábrica em Camaçari (BA), posteriormente transferida para uma unidade três vezes maior do que a primeira em Conceição de Jacuípe (BA).

Em 2005. iniciou atividades na China. Primeiro com o primeiro com escritório em Ningbo em 2007 e depois com uma base em Guangzhou, em 2009. Nesse período foram agregados novos produtos, como batedeira, processador, secador de cabelo, airfryer, furadeira, entre outros. Hoje são 401 produtos.

O grande salto ocorreu no ano passado, com a compra da fábrica da Sony em Manaus (AM), uma unidade quase sete vezes maior doque a companhia operava desde 2014 na Zona Franca. De lá já estão saindo caixas acústicas, aparelhos de som. Mas o avanço ocorre a partir de setembro e outubro, quando a empresa começa a fabricar de forno de micro-ondas e TVs, respectivamente, seguido pelos aparelhos de aparelhos de ar condicionado.

A companhia emprega diretamente 4,3 mil trabalhadores, fechou 2020 com faturamento de R$ 3 bilhõese registra crescimento na casa de dois dígitos de vendas este ano.

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