Consórcio da TNK-BP fará proposta por participação da BP--fonte

O quarteto bilionário que detém metade da companhia anglo-russa TNK-BP está interessada em comprar 50 por cento da participação da BP, e fará uma oferta em dinheiro em meados de outubro, disse uma fonte familiar ao assunto nesta quarta-feira.

Reuters

26 de setembro de 2012 | 14h24

"Nós vamos pagar em dinheiro, mas ainda não determinamos o preço", disse a fonte, que é próxima ao consórcio AAR, que representa os acionistas Mikhail Fridman, German Khan, Viktor Vekselberg e Len Blavatnik.

O AAR disse que quer pagar 10 bilhões de dólares por 25 por cento de participação na TNK-BP, a terceira maior companhia de petróleo da Rússia. A BP, que colocou suas ações à venda em julho, não estava interessada na oferta, disseram fontes.

A AAR expandiu sua oferta após a estatal Rosneft dizer que queria comprar a participação da BP na TNK-BP em dinheiro, em um acordo que pode valer mais de 20 bilhões de dólares.

Tal acordo exigiria aprovação do governo e algumas autoridades sênior da Rússia se opõe a ele.

Sob um acordo de acionistas, apenas o AAR pode fazer uma oferta antes de um prazo de 90 dias -que acaba em meados de outubro- após o anúncio da BP de que planejava vender suas ações.

Outros pretendentes podem, então, chegar a um acordo, criando a perspectiva de uma licitação.

O AAR provavelmente financiaria o acordo através de empréstimos da TNK-BP, disse a fonte. Quanto os acionistas da AAR devem investir continua incerto. O consórcio vai iniciar as negociações com os bancos nesta semana.

(Reportagem de Douglas Busvine)

Tudo o que sabemos sobre:
ENERGIAPETROLEOTNKBP*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.