Consumo de etanol subiu 16% no Brasil em 2009, diz ANP

Gasolina registrou alta marginal de 0,9%, para 25,4 bilhões de litros

Reuters,

09 de fevereiro de 2010 | 16h05

O consumo de etanol subiu 16% no Brasil em 2009, para 22,82 bilhões de litros, enquanto o de gasolina registrou apenas alta marginal de 0,9%, para 25,4 bilhões de litros, informou a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) nesta terça-feira, 9.

 

O consumo de biodiesel em 2009 cresceu 39%, para 1,56 bilhão de litros, enquanto o de diesel registrou queda de 1% para 44,3 bilhões de litros.

 

No cálculo final, a ANP contabilizou uma alta de 2,7% no consumo total de combustíveis no Brasil no ano passado, para 108,8 bilhões de litros.

 

"É um crescimento extraordinário dentro de um ano de crise", afirmou o diretor da ANP, Alan Kardec, comentando o dado do aumento do consumo geral de combustíveis.

 

Ele também ressaltou o aumento no consumo de etanol e biocombustíveis, relacionando os dados a uma matriz energética mais limpa para o país.

 

No entanto, Kardec informou que as vendas de etanol despencaram no Brasil em janeiro, devido ao aumento dos preços do produto nesse período de entressafra.

 

Segundo a ANP, o consumo caiu 25% no primeiro mês do ano na comparação com dezembro de 2009. O diretor da ANP acredita em uma regularização desse mercado em março, quando o ritmo no processamento da nova safra de cana aumenta. Para 2010, Kardec acredita em um crescimento robusto do setor de combustíveis, comparável ao de 2008, quando foi recorde. "Vai acompanhar o (ritmo de) crescimento do país", afirmou.

 

(Por Denise Luna)

Tudo o que sabemos sobre:
etanol, gasolina, combustível, ANP

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.