Controladora da TIM lança 4G comercialmente na Itália

A Telecom Italia, controladora da TIM Brasil, está operando comercialmente sua rede baseada na tecnologia móvel LTE de quarta geração (4G) para modems e tablets nas cidades italianas de Roma, Milão, Turim e Nápoles. O lançamento serve de teste para o início da operação de 4G no Brasil.

RODRIGO PETRY, Agencia Estado

30 de novembro de 2012 | 17h25

"A partir desse passo, vamos explorar o desempenho geral da nova tecnologia, além de suas vantagens, e seguir com o calendário de implantação na Itália e no Brasil", afirmou o vice-presidente de Assuntos Regulatórios e Institucionais da TIM Brasil, Mario Girasole, em comunicado à imprensa.

O desenvolvimento do LTE integra a estratégia global da companhia, em conjunto de TIM Brasil, TIM Italia e Telecom Italia LAB (Centro de Pesquisa e Inovação da Telecom Italia, sediado em Turim). Segundo a empresa, o projeto de pesquisa resultou na criação de um plano tecnológico comum ao Grupo TIM, com a utilização de parceiros globais.

Tanto as operações da Itália quanto do Brasil utilizam os mesmos fornecedores (Ericsson, Huawei e Nokia Siemens). "Isso potencializa a solução e colhe frutos de adotar uma ação coordenada, essencial na primeira fase do LTE, que não alcançou a maturidade plena", destacou a empresa.

O cronograma do leilão das concessões das faixas de frequência do 4G prevê o início das operações até abril de 2013, nas cidades que sediarão a Copa das Confederações de futebol.

A TIM ressaltou que a implantação do 4G, sobretudo no Brasil, terá um longo período de convívio com os serviços de telefonia móvel de 3G, o que levará a empresa a manter investimentos em todas as suas redes.

Tudo o que sabemos sobre:
Telecom Italia4G

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.