Copom anuncia hoje nova taxa básica de juros

 Mercado espera redução da Selic dos atuais 9,75% ao ano para 9% ao ano

Economia & Negócios,

18 de abril de 2012 | 07h46

O Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia na noite de hoje a decisão sobre a taxa básica de juros da economia, atualmente em 9,75% ao ano. O anúncio do novo patamar da Selic deve gerar correções no mercado financeiro, de juros futuros e títulos, somente amanhã.

Levantamento do AE Projeções feito com 72 casas mostram que 70 delas esperam uma redução de 0,75 ponto porcentual da Selic, para 9,00% ao ano. As outras duas casas projetam redução de 0,50 ponto porcentual, para 9,25%.

Ontem, em relatório, o Fundo Monetário Internacional (FMI) recomendou cuidado com o cortede juros no Brasil e a manutenção de políticas monetárias frouxas naEuropa e nos Estados Unidos, o oposto das estratégias defendidas pelogoverno brasileiro, nos dois casos.

A redução de juros e os incentivos àdemanda interna já produziram efeitos, e é preciso levar em conta,agora, os estímulos de uma economia global mais ativa, disse o chefe dedivisão do Departamento de Pesquisa do FMI, Thomas Helbling.Os riscos de superaquecimento da economia brasileira diminuíram, masnão parecem eliminados, segundo a avaliação do Fundo.

Ainda há espaço para maior redução de juros no Brasil, disse nasemana passada o ministro da Fazenda, Guido Mantega. A presidente DilmaRousseff tem continuado em campanha contra a grande emissão de moeda nospaíses desenvolvidos, por ela descrita como um tsunami monetário. Elaatribui a esse tsunami a valorização do real e a consequente redução decompetitividade das empresas brasileiras.

(Com Agência Estado e Rolf Kuntz, de O Estado de S. Paulo)

Tudo o que sabemos sobre:
juroCopom

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.