Cresce expectativa de rali de ações nos EUA nos próximos 6 meses

Segundo pesquisa, otimismo atingiu maior nível desde 13 de agosto de 2009

Luciana Xavier, da Agência Estado,

17 de setembro de 2010 | 16h34

As expectativas de que os preços de ações nos Estados Unidos irão subir nos próximos seis meses cresceu 7 pontos porcentuais e atingiu 50,9%, segundo pesquisa American Association of Individual Investors (AAII) sobre sentimento do investidor, divulgada esta semana. É o maior nível de otimismo desde 13 de agosto de 2009. A média histórica é de 39%.

É a terceira semana consecutiva em que o sentimento altista (bullish, em inglês) melhora entre os investidores. Desde a queda para 20,7% em 26 de agosto, o sentimento altista recuperou cerca de 30 pontos porcentuais, enquanto o sentimento baixista (bearish, em inglês) despencou 25 pontos porcentuais.

Dois fatores apontados para o otimismo dos investidores foram a melhora recente do mercado de ações e a redução do medo de deflação e duplo mergulho na recessão da economia dos EUA. Se por um lado a economia norte-americana não está tendo desempenho admirável, por outro, os investidores que participaram da pesquisa avaliam que a recuperação econômica deve continuar.

O sentimento baixista, de que os preços vão cair nos próximos seis meses, recuou 7,4 pontos porcentuais, para 24,3%, o menor nível de pessimismo desde 31 de dezembro de 2009. O sentimento neutro, de que os preços de ações não devem mudar, subiu 0,3 ponto porcentual, para 24,9%. A média histórica é de 31%. O sentimento neutro tem estado abaixo da média histórica em 10 das últimas 11 semanas. 

Tudo o que sabemos sobre:
EUAaçõescompraBolsa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.