PUBLICIDADE

Publicidade

Cresce número de famílias endividadas em fevereiro, diz CNC

Do total de pesquisados, 65,3% declararam-se endividados em fevereiro - sendo que, em janeiro, este porcentual era menor, de 59,4%

Por Alessandra Saraiva e da Agência Estado
Atualização:

Em fevereiro, a Confederação Nacional do Comércio (CNC) apurou um aumento no patamar de famílias endividadas, ante mês anterior. É o que mostrou hoje a entidade ao divulgar a Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) de fevereiro. O levantamento ouviu 17.800 consumidores em todas as capitais do Brasil, e Distrito Federal.

PUBLICIDADE

Segundo o levantamento, do total de pesquisados para a análise, 65,3% declararam-se endividados em fevereiro - sendo que, em janeiro, este porcentual era menor, de 59,4%. Além disso, a fatia de consumidores pesquisados que se declararam endividados este mês foi maior do que a apurada em igual mês do ano passado, em fevereiro de 2010 (61,8%).

Em comunicado, a CNC informou que o comprometimento da renda do brasileiro com gastos extras no início de ano, como pagamentos de matrícula e de material escolar; IPTU; e IPVA, levaram a uma elevação no nível de endividamento das famílias este mês.

Ainda segundo a CNC, houve um ligeiro aumento na fatia de consumidores endividados que se declararam com débitos ou contas em atraso, de 22,1% para 23,4% dos entrevistados, de janeiro para fevereiro. Porém, o porcentual para esta resposta era maior em fevereiro de 2010 (25,6%). Já o porcentual de consumidores endividados sem condições de pagar suas dívidas recuou levemente, de 7,9% para 7,7% de janeiro para fevereiro - sendo que, em fevereiro de 2010, este porcentual para esta mesma resposta era maior (8,6%).

No total de pesquisados que se declararam endividados em fevereiro, 70,8% apontaram o cartão de crédito como um de seus principais tipos de dívida, seguido por carnês (22,1%) e financiamento de carro (10,7%).

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.