Daimler tem prejuízo no 4º tri e corta dividendo

Após o anúncio, ações da Daimler despencaram quase 7%

Marcílio Souza, da Agência Estado,

18 de fevereiro de 2010 | 09h42

A montadora alemã Daimler obteve prejuízo líquido de 352 milhões de euros (US$ 478 milhões) no quarto trimestre de 2009 e um prejuízo de 2,64 bilhões de euros em todo o ano passado. O lucro ajustado antes de juros e impostos proveniente de operações continuadas, no entanto, saltou de 280 milhões de euros no quarto trimestre de 2008 para 599 milhões de euros em igual intervalo do ano passado.

 

Os analistas projetavam que a empresa fosse registrar lucro líquido de 277 milhões de euros e lucro ajustado antes de juros e impostos de 594 milhões de euros. As ações da Daimler despencavam quase 7%, liderando as perdas na bolsa de Frankfurt por volta das 8h30 (de Brasília) e reagindo à decisão da companhia de não pagar dividendo anual.

 

"A única razão (pelo não pagamento do dividendo) foi o fraco desenvolvimento dos negócios no ano passado; a decisão não está relacionada com nossas expectativas de vendas e lucros para 2010", disse o diretor financeiro da Daimler, Bodo Uebber, em comunicado. "Assumimos que iremos pagar um dividendo novamente este ano e nos próximos anos", acrescentou.

 

O lucro ajustado antes de juros e impostos da divisão Mercedes-Benz somou 608 milhões de euros no quarto trimestre de 2009, saindo do prejuízo de cerca de 359 milhões de euros de igual intervalo de 2008. A unidade de caminhões do grupo, ao contrário, saiu de lucro de 86 milhões de euros para prejuízo de 224 milhões de euros.

 

A montadora prevê que suas vendas de veículos e sua receita irão crescer este ano e que seu lucro ajustado antes de juros e impostos vai exceder 2,3 bilhões de euros. As informações são da Dow Jones.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.