David Neeleman faz proposta pela TAP

David Neeleman faz proposta pela TAP

Dono de Azul disputa compra de companhia aérea portuguesa com outros dois consórcios

Marina Gazzoni, O Estado de S.Paulo

15 Maio 2015 | 14h21

O empresário David Neeleman, dono da Azul, fez nesta sexta-feira uma proposta para comprar a companhia aérea estatal portuguesa TAP, que está em fase de privatização. “É um negócio interessante, porque eles têm um tráfego forte para o Brasil. Podemos fazer muitas coisas interessantes integrando a operação da TAP com a Azul”, disse Neeleman ao Estado.

Além de Neeleman, outros dois grupos fizeram ofertas de compra da TAP ao governo português, segundo informações do jornal português O Observador. Um deles é o empresário Gérman Efromovich, controlador da Avianca, e o outro é o empresário português Miguel Pais do Amaral.


O consórcio liderado por Neeleman é formado por outros cinco investidores. Os outros sócios são grupo português de ônibus Barraqueiro e fundos de investimento que são acionistas da Azul. Neeleman não revelou quais dos fundos estão no consórcio. Os acionistas da Azul são os fundos Bozano, TPG Growth, Weston Presidio e Gávea.

O governo português colocou à venda 66% da empresa, sendo 61% para investidores privados e 5% para os trabalhadores da empresa.

A TAP é líder na rota entre Brasil e Europa e teve cerca de 40% dos seus passageiros voando nesta rota. A empresa está em fase de privatização  

Mais conteúdo sobre:
TAPDavid NeelemanAzul

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.