Decisão do Fed provoca otimismo e Wall Street tem rali

As bolsas de valores dos Estados Unidos subiram nesta quarta-feira, depois que o Federal Reserve surpreendeu Wall Street ao dizer que comprará títulos de longo prazo do Tesouro pela primeira vez em quatro décadas, num esforço para reanimar uma economia golpeada pela recessão.

CHUCK MIKOLAJCZAK, REUTERS

18 de março de 2009 | 18h40

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, fechou em alta de 1,23 por cento, a 7.486 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq ganhou 1,99 por cento, para 1.491 pontos. O índice Standard & Poor's 500 teve valorização de 2,09 por cento, a 794 pontos.

A medida do Fed, visando ressuscitar o empréstimo, levou o rendimento das notas do Tesouro norte-americano de 10 anos à sua maior queda diária desde o crash dos mercados acionários em 1987.

Os juros de hipotecas de 30 anos caíram ao redor de suas mínimas recordes.

As ações de companhias financeiras e de construtoras deram ao mercado algumas de suas maiores altas, à medida que investidores apostaram que o movimento do Fed poderia dar um pontapé para a volta de empréstimos. Os papéis do Bank of America dispararam 22,3 por cento, a 7,67 dólares, enquanto os da construtora D.R. Horton subiram 7,7 por cento, para 9,07 dólares.

"Isso potencialmente vai baixar os juros de hipotecas, que poderiam estender-se a compradores de casas em potencial", disse Bucky Hellwig vice-presidente sênior da Morgan Asset Management em Birmingham, Alabama.

O rali nos mercados foi outro passo em direção ao afastamento das baixas históricas de 12 anos alcançadas no começo deste mês.

O Fed disse que comprará até 300 bilhões de títulos de longo prazo do governo norte-americano pelos próximos seis meses e que expandirá compras de títulos lastreados em hipotecas para ajudar a facilitar as condições de crédito, numa de suas mais recentes medidas para diminuir os custos de empréstimos.

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.