
23 de junho de 2009 | 12h54
O advogado de defesa do investidor Bernard Madoff pediu ao juiz federal Denny Chin que sentencie seu cliente, considerado culpado por ter operado um esquema Ponzi, a 12 anos de prisão.
Veja também:
Entenda como funcionava o esquema de pirâmide financeira
As vítimas da fraude armada por Bernard Madoff
"Madoff tem atualmente 71 anos e uma expectativa de vida de aproximadamente 13 anos", disse o advogado, Ira Sorkin, em carta ao juiz. "Uma pena de 12 anos, pouco mais curta do que uma sentença de prisão perpétua, vai atender ao objetivo de proteger o público e de promover o respeito à lei sem ser algo 'maior do que o necessário' para isso."
Como alternativa, Sorkin afirmou que uma sentença de 15 a 20 anos vai efetivamente atingir esses objetivos. "Na verdade, essa faixa vai apropriadamente eliminar preocupações de tratamento diferenciado para contraventores em situação semelhante", disse Sorkin.
Segundo o advogado, a sentença média para casos de fraude entre 1999 e 2008 foi de 184 meses de prisão, ou um pouco mais de 15 anos. A pena deverá ser anunciada no dia 29. Os promotores deverão encaminhar suas recomendações até sexta-feira.
Madoff foi preso no dia 12 de março, depois de ser considerado culpado por 11 acusações criminais relacionadas à criação de um esquema Ponzi, que durou décadas e fraudou milhares de investidores em bilhões de dólares. O esquema foi descoberto em dezembro do ano passado.
Encontrou algum erro? Entre em contato