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Demanda chinesa por aço eleva minério indiano a preço recorde

Por NAO NAKANISHI
Atualização:

Os preços do aço na China estão em alta, apesar da redução promovida pela principal usina do país, e têm provocado uma corrida pelos carregamentos de minério de ferro da Índia ao mesmo tempo em que levam os preços das matérias-primas a máximas recorde quase todos os dias. Isso pode pavimentar o caminho para outro forte avanço dos preços do minério de ferro em 2008, que serão negociados pelas usinas ao redor do mundo e por mineradoras globais como a Vale do Rio Doce no final deste ano ou no começo de 2008, disseram operadores de minério e membros de empresas do setor. O minério de média qualidade da Índia tem sido entregue à China a mais de 150 dólares por tonelada --alta de cerca de 70 por cento em relação ao começo do ano e muito acima dos preços do minério brasileiro, que giram em torno de 120 dólares e 125 dólares. "Sob as atuais condições do mercado, é apenas um pensamento positivo imaginar que podemos ter preços menores em 2008 em relação a 2007", disse a repórteres nesta quarta-feira o presidente da Câmara de Comércio da China de Minerais Metálicos e Exportadores e Importadores Químicos (CCCMC na sigla em inglês), Chen Haoran. A importação de minério de ferro da China deve crescer mais de 18 por cento em 2007, para 386 milhões de toneladas, estimou Zou Jian, presidente da Associação de Minas Metalúrgicas da China. A Baosteel, maior produtora de aço da China e motor do ritmo da indústria, afirmou em agosto que vai reduzir os preços dos principais derivados de aço em 200 iuans (26,49 dólares) por tonelada no quarto trimestre em relação ao terceiro. "A Baosteel reduziu os preços mas não foi acompanhada por outras usinas. Todo mundo está elevando os preços", disse um operador de minério de ferro em Pequim. "O mercado ficou louco... Agora, não podemos ver nenhum sinal de desaceleração." Com a estimativa de que a produção de aço da China fique entre 480 milhões e 490 milhões de toneladas, ante 418,78 milhões de toneladas no ano passado, o setor precisa dos caros carregamentos de minério de ferro da Índia. O fornecimento de Brasil e Austrália não é suficiente, em meio às dificuldades nos dois países para lidar com os congestionamentos nos portos. (Reportagem adicional de Alfred Cang, em Xangai)

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