Demanda das empresas por crédito aumentou 11,4% em janeiro

De acordo com o Indicador Serasa Experian, crescimento ante janeiro de 2009 foi de 3,1%, terceira alta anual consecutiva

Agência Estado,

17 de fevereiro de 2010 | 14h51

A demanda das companhias brasileiras por crédito aumentou 11,4% em janeiro, na comparação com dezembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian da Demanda das Empresas por Crédito. Em relação a janeiro de 2009, o crescimento foi de 3,1%, a terceira alta anual consecutiva.

 

De acordo com o Serasa, o resultado consolida o cenário de recuperação da demanda por crédito das empresas, duramente atingido pela crise financeira internacional durante grande parte do ano de 2009. Em todo o ano passado a procura das empresas por crédito foi 4,4% menor do que a do ano de 2008.

 

A elevação de 11,4% em janeiro foi puxada pelo crescimento de 12,2% na procura por crédito por parte das micro e pequenas empresas. Essas empresas estão em fase de recomposição de estoques após as vendas de final de ano e, por isso, aumentaram a demanda por capital de giro. Já os índices para as médias e grandes empresas ficaram próximos da estabilidade. A busca por crédito das médias empresas teve queda de 0,4% e, a das grandes, aumento de 0,4%.

 

Na análise setorial, as empresas do comércio lideraram a expansão da demanda por crédito em janeiro de 2010, totalizando um avanço de 13,2% ante dezembro de 2009. A boa performance em termos de vendas de final de ano provocaram elevação na demanda por crédito da atividade varejista tendo em vista a necessidade de recomposição de estoques, ou seja, aumento na procura por capital de giro.

 

Em menor escala, a indústria e o setor de serviços também apresentaram crescimento em suas demandas por crédito no mês passado de 11% e 9,5%, respectivamente. Cabe observar que, na comparação anual, o comércio destaca-se com alta de 4,4% na procura por crédito dado o crescimento do consumo privado ao passo que somente a indústria, relativamente mais exposta ao cenário internacional, registrou queda de 1,7% na sua procura por crédito em janeiro de 2010 na comparação com o mesmo mês do ano passado.

 

Região

 

Todas as regiões do País registraram elevação da procura por crédito de suas empresas superior a 10% no mês passado. O maior avanço deu-se na Região Norte (alta de 16,9%) ao passo que a menor alta foi na Região Sudeste (crescimento de 10,4%).

 

Na comparação anual, todas as regiões também apresentaram variações positivas na procura por crédito de suas empresas, destacando-se a Região Nordeste com crescimento de 10,1% em relação ao mês de janeiro de 2009.

Tudo o que sabemos sobre:
crédito, empresas, Serasa, pesquisa

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.