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DM9DDB abre novas agências no Rio e em Porto Alegre

Segundo Sérgio Valente, novos escritórios estão em linha com as ambições de crescimento do Grupo ABC

Por Marili Ribeiro
Atualização:

SÃO PAULO - Chegam ao mercado duas agências de propaganda regionais, DM9Rio e DM9Sul. Filhotes da DM9DDB, as novas agências perdem a assinatura da rede global americana DDB, integrante do conglomerado de serviços de marketing Omnicom.

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Hoje, os americanos são sócios majoritários na agência brasileira que, por sua vez, faz parte do Grupo ABC. E, como reconhece o presidente da agência e sócio minoritário do ABC, Sérgio Valente, "essa nossa expansão pode, sim, criar um novo equilíbrio na sociedade. Mas vai depender do desempenho que viermos a ter nas novas unidades".

Por enquanto, tudo fica como está. Valente enfatiza apenas que a abertura dos novos escritórios está em linha com a ambição de crescimento do Grupo ABC, assim como tem por objetivo atender a internacionalização dos clientes nacionais, que estão investindo em suas marcas em outros continentes. "Queremos acompanhar esse movimento."

No caso da DM9Sul, a abertura decorre de a agência ter ganho a conta da fabricante de sapatos e de artigos esportivos Grupo Vulcabrás/Azaleia, dono das marcas Olympikus, Azaleia, Dijean e Opanka. Algumas dessas marcas já estão presentes no exterior e a agência vai cuidar do marketing institucional da holding. Já a DM9Rio abre as portas com as verbas de marketing das empresas Americanas.com, Submarino e Shoptime.

WPP do Brasil. O publicitário Nizan Guanaes, presidente do conselho de administração do Grupo ABC, tem repetido insistentemente que pretende fazer do seu negócio no Brasil uma holding global, a exemplo das que dominam o mercado internacional de prestação de serviços de propaganda e marketing.

No meio publicitário, entretanto, especula-se que ele estaria sinalizando entrar para o gigante inglês do ramo WPP, comandado por Martin Sorrell. Consultado pelo Estado, pessoas do staff de Sorrell negam qualquer aproximação com o grupo brasileiro no momento, até por conta da sociedade com o rival Omnicom na rede DDB.

Valente, por seu lado, prefere não especular sobre o futuro, mas reconhece que a abertura da agência no Sul do País cria uma base de negócios para a DM9 na América Latina, favorecendo o atendimento de clientes na região. "Não penso em abrir um agência na Argentina, até porque a rede DDB já está presente por lá, mas temos de acompanhar o crescimento de nossos clientes no exterior."

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Estruturas locais. No início, as nova agências serão presididas por Valente, mas está em andamento um processo de seleção de profissionais locais para comandar a operação."São três agências que, em comum, compartilham os valores e características que fazem da DM9 uma marca nacional", explica Valente. "Meu papel neste início é garantir a expansão da cultura organizacional. Porém, a equipe de colaboradores será 100% de talentos locais, com cariocas na DM9Rio e gaúchos na DM9Sul."

A DM9 celebrou nesta segunda-feira, 19, 22 anos de existência. Nos planos, estão outras unidades nos próximos anos. Os sócios americanos estão sendo informados, mas não necessariamente convidados a participar.

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