Dólar: uma surpresa na fatura do cartão

 Alta atinge quem fez viagem recente ao exterior

O Estado de S. Paulo,

19 de setembro de 2011 | 23h00

A alta do dólar dos últimos dias afeta aqueles que voltaram recentemente de viagem ao exterior. A surpresa virá no cartão de crédito. É o caso de Fernanda Marques,21 anos, de Brasília. A modelo acaba de voltar de uma temporada de 45 dias na Alemanha e e se arrepende de ter comprado além do que pretendia durante a viagem. Acostumada a viajar para fora do País a trabalho, antes de qualquer aquisição, consulta sempre o câmbio do dia. "Geralmente nunca compro nada logo de cara. Procuro saber quanto está o dólar e faço minhas contas."

Com a moeda americana cada vez mais desvalorizada, Fernanda não teve dúvidas e aproveitou para comprar tudo o que estava na sua lista e um pouco mais. "Comprei perfumes, sapatos, maquiagem e presentes para meu noivo. Fiz as contas e vi que mesmo o que não estava planejado caberia no meu orçamento."

No entanto, com a valorização do dólar, todos os cálculos da modelo foram por água abaixo. Como os débitos feitos com o cartão de crédito são cobrados de acordo com a cotação atual da moeda americana, Fernanda levou um susto ao acessar sua fatura pela internet na segunda-feira. "Quando dei de cara com um total maior do que eu esperava, entrei em desespero. Se pudesse, devolveria pelo menos a metade de tudo o que comprei."

Para poder pagar o total da fatura, a modelo terá de mexer no dinheiro da poupança, onde guarda as economias para a festa de casamento. Mesmo chateada, ela prefere adotar esse recurso a ter de parcelar o pagamento. O que a consola, de certa maneira, é que a elevação do câmbio traz, além do desespero, uma alegria. Não são apenas seus débitos que aumentaram. Em breve, quando receber seu cachê, pago em dólar, o cheque de pagamento será maior que o esperado.

Tudo o que sabemos sobre:
DÓLARALTAREALVIAGEMEXTERIOR

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.