Dow cai por Fed, mas Nasdaq e S&P 500 sobem com Oracle

O índice Dow Jones caiu pelo quarto dia seguido nesta quarta-feira, enquanto o Standard & Poor's 500 e o Nasdaq subiram apesar de distantes das máximas da sessão, depois que o Federal Reserve reiterou preocupações com as perspectivas econômicas no final de um encontro sobre política monetária norte-americana.

CAROLINE VALETKEVITCH, REUTERS

24 de junho de 2009 | 18h29

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, recuou 0,28 por cento, para 8.299 pontos.

Mas o Nasdaq subiu 1,55 por cento, para 1.792 pontos, e o Standard & Poor's 500 avançou 0,65 por cento, para 900 pontos.

As ações de tecnologia sustentaram alguma força, impulsionadas pelos resultados trimestrais melhores que o esperado da fabricante de software Oracle.

O Fed, conforme esperado, manteve a taxa básica de juros quase em zero e disse que dará continuidade a seu programa de compra de títulos do governo norte-americano e de dívidas relacionadas a hipotecas.

Os papéis recuaram depois que o Fed não sugeriu em seu comunicado que vê alguma recuperação notável em breve.

"O Fed está um pouco mais pessimista que o mercado. O fato de ele enfatizar a fraqueza é um detalhe decepcionante para mim e para os mercados", disse Jim Awad, diretor de gerenciamento da Zephyr Management em Nova York.

Antes da divulgação do comunicado do Fed, os três principais indicadores acionários norte-americanos exibiam sólidas altas, com o Nasdaq avançando mais de 2 por cento. Os investidores se mostraram encorajados por um relatório melhor que o esperado sobre encomendas de bens duráveis, o que assinalou um crescimento da demanda econômica.

As palavras do Fed com relação aos prognósticos para a economia foram mistas. O banco central dos EUA avaliou que a economia provavelmente permanecerá fraca por um tempo, mas afirmou que o ritmo da contração está diminuindo.

(Reportagem adicional de Chuck Mikolajczak e Ryan Vlastelica)

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHAATUA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.