Dow e S&P têm ligeira queda; F5 Networks derruba Nasdaq

As bolsas de valores dos Estados Unidos fecharam com tendência negativa na quinta-feira, depois que apáticos balanços corporativos dos setores de tecnologia e de matérias-primas não corresponderam às expectativas, ameaçando o rali de sete semanas.

CHUCK MIKOLAJCZAK, REUTERS

20 de janeiro de 2011 | 19h56

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, teve oscilação negativa de 0,02 por cento, para 11.822 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq caiu 0,77 por cento, para 2.704 pontos. O índice Standard & Poor's 500 perdeu 0,13 por cento, para 1.280 pontos.

As perdas foram menores que na quarta-feira, quando uma forte queda afastou o mercado da máxima em dois anos. O Morgan Stanley reportou uma receita maior que a esperada, o que ajudou o setor bancário a subir levemente. As ações do Morgan avançaram 4,6 por cento.

Mas os papéis da F5 Networks desabaram 21,4 por cento e puxaram o Nasdaq para baixo, após a fabricante de equipamentos de rede prever uma fraca receita para o segundo trimestre.

"O cabo de guerra continuou durante o dia com (os setores de) tecnologia e finanças --os dois gigantes em termos de referência no mercado-- se arrastando", disse Joseph Benanti, diretor geral da Rosenblatt Securities, em Nova York.

As ações de Freeport-McMoRan Copper & Gold perderam 3,7 por cento, depois que a produtora de cobre cortou sua previsão de vendas e disse que os custos vão aumentar.

Os papéis de empresas ligadas a commodities sofreram pressão após dados mostrarem forte crescimento na China, o que alimentou temores de que o país possa precisar realizar aperto no crédito para conter a inflação.

Da pauta dos EUA, as vendas de moradias nos Estados Unidos cresceram mais que o esperado em dezembro, apesar do clima ruim, com os preços caindo, enquanto o número de pedidos de auxílio-desemprego teve forte queda na última semana.

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHAATUALIZA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.