Informação para você ler, ouvir, assistir, dialogar e compartilhar!
Estadão Digital
Apenas R$99,90/ano
APENAS R$99,90/ANO APROVEITE

Dow Jones tem melhor mês de 2011, mas Microsoft pesa

O mercado de ações norte-americano avançou nesta sexta-feira, apoiado na força dos papéis da Caterpillar e de outras empresas do setor industrial, levando o Dow e o Nasdaq à sua melhor performance mensal desde dezembro.

CHUCK MIKOLAJCZAK, REUTERS

29 de abril de 2011 | 18h35

O Dow Jones avançou de 0,37 por cento, para 12.810 pontos. O Standard & Poor's 500 subiu 0,23 por cento, para 1.363 pontos. O Nasdaq registrou variação de 0,04 por cento, para 2.873 pontos.

Na semana, o Dow acumulou alta de 2,4 por cento, o S&P teve acréscimo de 2 por cento e o Nasdaq avançou 1,9 por cento. No mês, o Dow avançou 4 por cento, enquanto o S&P 500 teve acréscimo de 2,8 por cento e o Nasdaq, de 3,3 por cento.

A fabricante de equipamentos pesados Caterpillar liderou os ganhos nesta sexta após reportar um salto de cinco vezes no lucro e elevar sua perspectiva de desempenho para o restante do ano .

"Agora que os resultados estão saindo a comunidade de investidores está dizendo que quando alguns desses fatores negativos como a dívida soberana e as tensões no Oriente Médio saírem do cenário o mercado vai acelerar os ganhos", disse o diretor administrativo da Seaport Securities, Jason Weisberg.

"Você vê toda essa mistura de dados, e o mercado os recebendo simultaneamente --eles não foram eventos individuais, foram concomitantes. E mesmo assim o mercado não caiu abaixo do patamar de 12.000 pontos", afirmou Weisberg.

Temores de que o mercado possa se retrair após a temporada de resultados corporativos foram, de alguma forma, compensados por projeções otimistas de empresas e expectativas de continuidade da política monetária de afrouxamento do Federal Reserve, que motivaram ralis de bens especulativos.

Os ganhos de abril foram limitados pelas perdas da Microsoft, cujas ações são as mais negociadas da Nasdaq, e da fabricante do Blackberry, a Research in Motion.

A Caterpillar deu o maior impulso ao Dow, com avanço de 2,5 por cento, para 115,41 dólares. O componente industrial do S&P subiu 0,3 por cento. Os papeis da Caterpillar acumulam alta de mais de 20 por cento este ano, assim como os da Boeing.

Tudo o que sabemos sobre:
WALLSTFECHA*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.