Duratex lança projeto de MDF em investimento de R$ 1,2 bi

A Duratex, maior fabricante de painéis de madeira industrializada do hemisfério sul, vai construir duas fábricas de painéis MDF nos próximos cinco anos, em investimentos próprios e de terceiros de 1,2 bilhão de reais.

REUTERS

20 de abril de 2011 | 14h57

Segundo a empresa o aumento de capacidade, de 1,2 milhão de metros cúbicos por ano, elevará a receita líquida anual em 1 bilhão de reais, considerando preços atuais e o portfólio de vendas projetado.

O MDF, da sigla em inglês Medium Density Fiberboard, é um painel de média densidade produzido a partir da madeira reflorestada.

"Esta significativa expansão está alinhada à perspectiva de crescimento do país e de seus reflexos positivos em termos de geração de renda e criação de empregos", afirma a Duratex em comunicado ao mercado.

A divisão de madeiras da Duratex, que também produz louças e metais sanitários, tem atualmente cinco fábricas no Brasil.

A primeira unidade produtiva nova no projeto terá capacidade efetiva de 520 mil metros cúbicos por ano e deve ser concluída no final de 2012. A planta será instalada em Itapetininga (SP).

A segunda fábrica, em local ainda a ser definido pela empresa, fica pronta no final de 2014, com capacidade de 680 mil metros cúbicos por ano.

Segundo a fabricante, o ritmo de crescimento do consumo de painéis no Brasil cresceu 1,1 milhão de metros cúbicos em 2010, expansão de 21 por cento, atingindo 6,2 milhões. "Neste mesmo período, o mercado de MDF apresentou crescimento de 26 por cento, tendo atingido 2,9 milhões de metros cúbicos, ou 600 mil metros cúbicos a adicionais."

A empresa aprovou o projeto de expansão na sexta-feira em reunião de conselho de administração e já contratou fornecedores internacionais de equipamentos para as duas fábricas.

"O abastecimento sustentável de madeira certificada para a linha de São Paulo, além das demais linhas já localizadas nesse Estado, está garantido pela base florestal existente e pelos ganhos de produtividade florestal", afirma a Duratex. A empresa acrescentou que está finalizando estudo logístico para a localização da segunda fábrica nova.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Tudo o que sabemos sobre:
EMPRESASDURATEXFABRICAS*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.