Economia cresceu 1,28% no 1º trimestre, calcula BC

Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), que busca antecipar o comportamento do PIB brasileiro, subiu 0,51% em março ante fevereiro

Fabio Graner, da Agência Estado,

18 de maio de 2011 | 13h11

BRASÍLIA - O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) subiu 0,51% em março ante fevereiro, para 143 pontos, de acordo com dados dessazonalizados divulgados nesta quarta-feira, 18, pelo BC. Com o resultado, o IBC-Br, que busca antecipar o comportamento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, registrou no primeiro trimestre alta de 1,28% em comparação com o quarto trimestre do ano passado. Em termos anualizados, o ritmo do primeiro trimestre na margem foi da ordem de 5,2%. No quarto trimestre do ano passado, o IBC-Br teve alta de 1,03% ante os três meses anteriores, o que representa uma expansão anualizada da ordem de 4,2%.

Na comparação com março do ano passado, com ajuste sazonal, o indicador do BC teve alta de 3,48% , enquanto sem ajuste, aumento de 1,5%. Mas vale lembrar que neste ano o carnaval caiu em março e no ano passado, em fevereiro, o que torna a série dessazonalizada melhor para essa comparação.

Em relação ao primeiro trimestre do ano passado, o IBC-Br subiu 3,97% na série dessazonalizada e 4,38% na série sem ajustes. Na média dos últimos 12 meses encerrados em março, o indicador teve expansão de 6,25% ante a média dos 12 meses anteriores, considerando a séria dessazonalizada. Na série sem ajuste, a expansão foi de 6,45%.

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.