PUBLICIDADE

Publicidade

EDF Energy desliga 3 reatores nucleares no Reino Unido após descoberta de falha

A companhia, que opera 15 reatores nucleares na Grã-Bretanha, disse que encontrou um defeito no reator Heysham 1-1, que foi desligado em junho para reabastecimento

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
A companhia estimou que os reatores permanecerão desligados por cerca de oito semanas Foto: Vincent Kessler/Reuters

A EDF Energy está desativando três de seus reatores nucleares na Grã-Bretanha para realizar inspeções esta semana após encontrar um defeito em um reator com design similar, disse a companhia nesta segunda-feira.

PUBLICIDADE

A companhia, que opera 15 reatores nucleares na Grã-Bretanha, disse que encontrou um defeito no reator Heysham 1-1, que foi desligado em junho para reabastecimento.

Como medida de precaução, a EDF desligará os reatores Heysham 1-2, Hartlepool 1 e Hartlepool 2 desta segunda-feira até a quarta-feira para realizar inspeções.

Isso significa que a Grã-Bretanha terá um total de quase 3 gigawatts (GW) de capacidade nuclear desativada nesta semana, por volta de um terço da capacidade nuclear total do país.

No entanto, como a demanda energética está bastante baixa devido ao verão no hemisfério norte e a produção de energia renovável está bastante forte, o impacto no suprimento de energia da Grã-Bretanha deve ser limitado, disseram analistas.

"A EDF Energy tomou a decisão conservadora de desligar o reator 2 de Heysham 1 e os reatores 1 e 2 de Hartlepool que têm designs similares nos próximos dias para realizar inspeções, para satisfazer a si mesma e reguladores de que os reatores podem voltar ao serviço com segurança", disse a companhia em um comunicado.

A companhia estimou que os reatores permanecerão desligados por cerca de oito semanas.

Publicidade

(Por Nina Chestney)

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.