Edital de montagem de Angra 3 sai na próxima semana

O edital de montagem eletromecânica da usina nuclear Angra 3 deve sair na próxima semana, afirmou hoje o presidente da Eletronuclear, Othon Luiz Pinheiro da Silva. "O edital de montagem eletromecânica deve sair na semana que vem. Dos grandes contratos, este é o último". Depois de sucessivos adiamentos, o lançamento do edital deve abrir uma disputa por contratos de aproximadamente R$ 2 bilhões, segundo estimativas do executivo.

GLAUBER GONÇALVES, Agencia Estado

28 de julho de 2011 | 13h11

"Vamos fazer um edital que inclui toda a montagem eletromecânica da parte das turbinas, da parte secundária e da parte primária. Isso dá a responsabilidade integrada para o consórcio em cada área", disse. "No passado, foi feito um edital para cada área. Modernamente ninguém mais trabalha dessa forma", explicou, após participar do Seminário Internacional Livro Branco de Defesa Nacional, no Rio.

Segundo ele, a renegociação de contratos assinados para Angra 3 nos anos 80 está em fase avançada. Angra 3 teve muitos contratos assinados no início da década de 1980, juntamente aos assinados para Angra 2, pois o plano da época era para que as usinas fossem construídas paralelamente. Por causa, disso muitos contratos estão desatualizados, com valores que não correspondem aos de mercado.

"Os equipamentos principais já estão todos negociados. O que falta é muito pouca coisa. Estamos dentro do cronograma", disse Silva. Ele explicou que, em alguns casos, as empresas contratadas já não possuem mais instalações industriais, mas ainda existem juridicamente. "Temos que pagar os valores que o mercado pratica hoje. Senão, não dá dentro da tarifa prevista", disse.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.