Embraer cumpre meta do ano e vê receita maior em 2008

A Embraer atingirá as metas deentregas de aeronaves em 2007, ano em que terá receita ao redorde 5 bilhões de dólares, antecipou nesta sexta-feira opresidente-executivo da fabricante de aviões, Frederico FleuryCurado. Para 2008, o executivo espera crescimento de 25 por centono faturamento da companhia, quando estima entregas de mais de200 aviões a clientes. A empresa entregou 108 jatos de janeiro a setembro nossegmentos de aviação comercial, executiva e defesa. Assim,precisa entregar no mínimo 57 aviões no trimestre que terminaem dezembro para atingir seu objetivo para este ano --de 165 a170 aeronaves. "Efetivamente estamos atingindo as metas previstas",afirmou Curado durante encontro de fim de ano com a imprensa. A Embraer enfrentou alguns problemas na cadeia de produção,o que levantou dúvidas entre analistas sobre a capacidade dafabricante de alcançar o número de entregas prometido. Em 2006,as entregas totalizaram 130 aviões. Às 17h, as ações da empresa negociadas na Bolsa de Valoresde São Paulo avançavam 3,11 por cento, para 21,25 reais. Oíndice Bovespa operava perto do zero a zero. INVESTIMENTOS E EUA A Embraer fará investimentos de 1 bilhão de dólares nospróximos dois anos, com volume repartido em 2008 e 2009, disseCurado. Cerca de metade do dinheiro irá para o desenvolvimentode produtos como os jatos executivos de pequeno porte Phenom100 e Phenom 300. As entregas do primeiro modelo começam no anoque vem. A Embraer encerrou o terceiro trimestre com carteira depedidos firmes em 17,2 bilhões de dólares. De 50 a 60 por centodisso refere-se a encomendas de clientes nos Estados Unidos. Questionado sobre a saúde da economia norte-americana,diante da crise no setor imobiliário por lá, o presidente daEmbraer disse apostar em um pouso suave, e não em recessão, sem impacto significativo nos negócios da fabricante. Além disso, ele lembrou que outros mercados estão crescendoe ganhando importância para a empresa, caso da China, que járesponde por 15 por cento dos pedidos firmes da Embraer. "O crescimento (da demanda por aviões) em outras regiões domundo mais do que compensa uma eventual queda nos EUA." A Embraer fechou 7 bilhões de dólares em vendas de aviõesem 2007, parte importante com empresas aéreas fora do mercadonorte-americano.

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