Embraer estuda jatos executivos entre Phenom e Legacy

A Embraer estuda desenvolver jatosexecutivos com capacidade para até 12 passageiros parafidelizar clientes de sua atual linha de modelos Phenom, demenor porte, afirmou nesta quarta-feira o vice-presidente dafabricante de aviões Luís Carlos Affonso. Affonso, responsável pelo segmento de aviação executiva naEmbraer, afirmou a jornalistas que modelos de aviões"mid-light" e "mid-size" de oito a 12 passageiros serãoresponsáveis conjuntamente por até 32 por cento da demandamundial de jatos executivos até 2016. "Seria uma complementação importante também para o mercadoda América Latina, onde o negócio de jatos executivos estácrescendo acima da média mundial", disse Affonso. A Embraer está desenvolvendo os jatos executivos Phenom 100e Phenom 300, que estão nas categorias "very light" e "light",respectivamente, e com capacidade para voar 1.320 milhasnáuticas (2.148 quilômetros) e 1.800 milhas. A intenção da Embraer é ter modelos que tenham alcanceentre 2,3 mil e 3 mil milhas, o que seria suficiente parapercursos de costa a costa dos Estados Unidos, e para rotaseuropéias importantes como entre Londres e Moscou, segundoAffonso. Ele comentou que a Embraer já fez sondagens com clientes efornecedores, e que o desenvolvimento de um projeto como o dosjatos "mid-light" e "mid-size" levaria entre quatro e cincoanos. Esses novos aviões preencheriam o espaço no portfólio dafabricante entre o Phenom 300 (até 9 assentos) e o Legacy (paraaté 19 passageiros). O executivo informou também que se a Embraer decidirfabricar jatos dessas categorias, estará presente em cerca de80 por cento do mercado de aviação executiva. A Embraer tem reforçado a aposta na aviação executiva paracrescer. Atualmente, a empresa tem em seu catálogo de produtosnessa área o Legacy e o Lineage 1000, ambos baseados emplataformas de aviões comerciais, além dos Phenom. O Phenom 100 deve ter suas primeiras entregas no ano quevem, enquanto as do Phenom 300 começam em 2009. (Por Maurício Savarese)

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