Empresa faz 1.º voo do maior cargueiro da Boeing

A CargoLux Airlines International fez nesta segunda-feira o primeiro voo comercial do maior cargueiro do mundo da Boeing, o 747-8F, pelo Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP). O terminal, que foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil

RICARDO BRANDT, Agencia Estado

17 de junho de 2013 | 18h36

(Anac) na sexta-feira, 14, a operar com esse tipo de avião, terá voos regulares da CargoLux, da Europa, e da Atlas Air, dos Estados Unidos.

O jumbo pousou às 6h40 vindo de Luxemburgo, carregado com componentes das indústrias automobilística e química, principalmente. A CargoLux quer fazer seis voos semanais por Viracopos, primeiro aeroporto brasileiro a receber autorização para receber o aparelho. Os modelos 747-8 da Boeing dividem com o A-380 da Airbus o título de maiores aviões do mundo com versões também para passageiros. São considerados os mais modernos da categoria. Os aparelhos da categoria F devem ter de uma extremidade a outra da asa entre 65 e 80 metros. O Boeing 747-8F tem 68,5m de envergadura. Em comprimento, é o maior do mundo: mede 76,4m.

Existem 41 aviões como esse voando pelo mundo - 35 cargueiros e 6 de passageiros, chamados de Intercontinental, com capacidade para até 550 passageiros. O modelo de carga tem capacidade para transportar 135 toneladas. De Viracopos, o jumbo voltou para a Europa carregado com frutas como limão, manga e mamão.

Tudo o que sabemos sobre:
AeroportosViracoposBoeing

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.