Equatorial compra 61,37% da Celpa por R$ 1

A Equatorial Energia comunicou nesta terça-feira (25) que celebrou hoje contrato de compra e venda de ações com a Centrais Elétricas do Pará (Celpa). Por meio do contrato, uma vez verificadas determinadas condições precedentes, a Equatorial se comprometeu a adquirir, pelo valor total de R$ 1, 39,179 milhões de ações de emissão da Celpa, sendo 38,717 milhões de ações ordinárias e 461.917 ações preferenciais. O montante total corresponde a uma participação de 65,18% do capital votante e 61,37% do capital social total da Celpa.

EQUIPE AE, Agencia Estado

25 de setembro de 2012 | 15h57

O preço total de aquisição se deve ao fato de a Celpa encontrar-se em processo de recuperação judicial. O plano de recuperação da empresa foi aprovado em assembleia geral de credores realizada em 1º de setembro de 2012 e homologado na mesma data. O plano contempla uma proposta para equacionamento do passivo operacional e financeiro da Celpa, bem como a aquisição, por um investidor, do controle da empresa.

A conclusão da operação está também sujeita a certas condições precedentes previstas no contrato de compra e venda, incluindo a aprovação pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e pelo Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade). Com a conclusão do negócio, a Equatorial aumentará sua atuação no setor de distribuição de energia elétrica, expandindo sua participação no setor energético para a Região Norte.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.