Espanhola Telefónica tem lucro 45% menor no trimestre

A gigante espanhola Telefónica registrou queda de 45% em seu lucro líquido no quarto trimestre do ano passado, para 1,33 bilhão de euros (US$ 1,83 bilhão), ante 2,44 bilhões de euros no mesmo período do ano passado. O número decepcionou os analistas, que esperavam que o resultado ficasse estável nessa base de comparação. Os ganhos foram prejudicados por um aumento de 22% nas despesas operacionais, para 11,74 bilhões de euros. Os gastos com pessoal subiram 38%, assim como as despesas com marketing.

DANIELLE CHAVES, Agencia Estado

25 de fevereiro de 2011 | 08h46

O lucro operacional antes de depreciação e amortização caiu 10%, para 5,4 bilhões de euros, apesar de a receita ter crescido 10%, para 16,5 bilhões de euros, puxada por uma alta de 20% na receita na América Latina, que foi ajudada pela valorização de moedas da região diante do euro. Por outro lado, a receita da empresa de telefonia na Espanha caiu 7,5%.

Os resultados na América Latina também foram impulsionados pela consolidação da fatia que a Portugal Telecom tinha na brasileira Vivo e que foi comprada pela Telefónica no ano passado, por 7,5 bilhões de euros. A Telefónica planeja fundir a Vivo, que agora controla, com a companhia de telefonia fixa Telesp, para aumentar suas operações no mercado brasileiro.

A margem operacional da Telefónica em todo o ano de 2010 foi de 38%. A empresa informou que espera manter uma margem operacional entre 35% e 40% neste ano, com investimentos de cerca de 9 bilhões de euros. A Telefónica acrescentou que espera um crescimento na receita em 2011 de até 2%. A companhia espanhola também disse que pretende pagar um dividendo pelo ano de 2010 de 1,60 euro por ação. A companhia reiterou que está comprometida com um dividendo em 2011 de ao menos 1,75 euro por ação. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
telefoniaTelefónicalucrobalanço

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.