ESPECIAL-Na sombra da gigante, Schin aposta no charme artesanal

Que tal tomar uma cerveja artesanal,produzida em uma pequena fábrica em Campos do Jordão, em umrestaurante no Nordeste do país? A Schincariol trabalha para que isso se torne realidade,com uma estratégia no mínimo arriscada: popularizar o consumodas cervejas especiais sem transformá-las em bebida comum. Detentora da segunda posição no mercado de cervejas doBrasil, amplamente dominado pela gigante AmBev, a Schincariolcomprou no último um ano e meio as principais microcervejariasdo país, dedicadas à produção das chamadas cervejas especiaisou premium. A compra da paulista Baden Baden, da carioca Devassa e dacatarinense Eisenbahn garantiu ao grupo um leque amplo decervejas, seja por tipo ou por valor. E é com esse mix que aempresa pretende aumentar a venda de cervejas especiais,fixando-se como o principal grupo nesse segmento e garantindo,por tabela, um aumento da receita. As cervejas premium ainda respondem por uma parcelamarginal do mercado de cervejas do país, que no ano passadovendeu cerca de 7 milhões de litros, de acordo com levantamentofeito pela empresa de pesquisa Nielsen. Mas o que é pequeno hoje, cerca de 2 por cento do total, éencarado como um incentivo, diante das possibilidades decrescimento sustentado por uma melhora na renda do consumidor. "Como o mercado ainda é pequeno, tem muito a serdesenvolvido", afirmou Juliano Mendes, gerente do grupo decervejas especiais do grupo Schincariol, em entrevista àReuters. Para o executivo, ex-dono da Eisenbahn, o segmento tempotencial para crescer a taxas robustas por um longo período."Ainda vamos conseguir crescer por alguns anos, pelo menos unscinco, a taxas acima de 50 por cento", disse. GRANDE COM CHARME DE PEQUENO O movimento de aquisição de pequenas cervejarias porgrandes grupos não é novidade. Mas o que a Schincariolconsidera como inovador é o respeito à tradição na produção dascervejas artesanais. Em vez de fechar fábricas, transferir a produção paraunidades de maior escala e alterar a receita do produto, aopção adotada foi oposta. "A Schincariol está fazendo exatamente o contrário. Estámantendo totalmente a identidade de cada marca, a fábrica, asreceitas, as pessoas", disse Mendes. "Queremos manter essa essência, mas conseguir dar maisexposição, tentar levar para mais pessoas através dedistribuição, de uma rede de comercialização maior, através demais ações de divulgação da marca, coisas que são muitodifíceis para essas cervejarias enquanto independentes." Reconhecida como uma produtora de cerveja popular, aSchincariol enfrenta outro desafio: convencer os clientes quesuas cervejas especiais não serão "comuns" com preços maissalgados. Para Eduardo Tomiya, especialista em gestão de marcas ediretor da BrandAnalytics Consultoria, a solução érelativamente simples. "A questão é saber se ela quercapitalizar só na marca Schincariol ou se quer, no fundo, seruma gestora de marcas, como uma Unilever ." Segundo Tomiya, o consumidor não está preocupado em saberquem é o dono do produto que ele consome. A atenção estariavoltada para a chamada proposta de valor da mercadoria. "Se eles começarem a mudar o sabor da cerveja, paratransformá-la em algo mais popular e ter mais escala, aí simpodem ter um risco, mas eu estou entendendo que o modelo denegócio deles é de gestão de marcas", disse. Segundo Mendes, da Schincariol, essa desconfiança foi fortequando a empresa anunciou a compra da Baden Baden, em janeirode 2007. Com a Devassa, em agosto passado, a dúvida dosconsumidores foi menor. Em maio deste ano, com o anúncio daEisenbahn, o efeito foi oposto. "Mesmo observando alguns casos, como no Orkut, onde pessoasdisseram que nunca mais iam botar Eisenbahn na boca, o queaconteceu depois da compra? As vendas cresceram", disse. As vendas da cerveja catarinense subiam 25 por cento ao mêse passaram para 35 por cento logo após o anúncio do negócio. A AmBev domina o mercado de cervejas no país com as maistradicionais marcas do tipo pilsen: Bohemia, Brahma, Skol eAntarctica. No segmento de especiais, as marcas maisimportantes do grupo são as Bohemias Confraria (tipo Abadia),Escura (tipo Schwarzbier) e Weiss (tipo Weiss Bier). (Edição de Daniela Machado)

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