Esquerda Democrática apoiará governo de coalizão na Grécia

Apesar da vitória do partido conservador,  liderança do Esquerda Democrática afirmou que dará apoio ao governo de coalizão para comandar a Grécia na execução do resgate

Clarissa Mangueira, da Agência Estado,

20 de junho de 2012 | 09h25

ATENAS - O líder do Esquerda Democrática, Fotis Kouvelis, afirmou que o pequeno partido grego dará apoio ao governo de coalizão para comandar a Grécia na execução do resgate e do plano de reforma.

Após um reunião com o líder do partido conservador Nova Democracia, Antonis Samaras, que está liderando as conversações da coalizão, Kouvelis disse que a liderança de seu partido concordou em apoiar o governo tripartidário que também incluirão os socialistas.

"Nós decidimos em ampla maioria dar um voto de confiança ao novo governo", declarou Kouvelis em comunicado na televisão. "Eu espero que nas próximas horas, até amanhã para ser exato, haverá uma decisão final sobre o novo governo."

"O país precisa ter um governo" acrescentou. "A Grécia deve ser representada e deve prosseguir com suas políticas."

As declarações de Kouvelis ocorrem ante de um segundo dia de conversações de alto nível entre os altos membros dos três partidos que estão tentando forjar uma plataforma política comum para formar um governo de coalizão. Essas negociações podem ser concluídas hoje, disse Kouvelis, abrindo o caminho para um acordo final e, possivelmente, a tomada de posse do novo governo na quinta-feira.

Samaras também se reuniu com o líder do partido socialista Pasok, Evangelos Venizelos. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
gréciacriseeleição

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.