Reprodução
Reprodução

‘Estadão Móvel’ inova na edição de conteúdos no celular

Solução de smartphone já pode ser acessada

O Estado de S. Paulo,

20 de abril de 2013 | 17h49

Além de reorganizar sua edição impressa, o Estado estreará nesta segunda-feira, 22, a nova versão de seu aplicativo para celulares. "Web app", o novo Estadão Móvel pode ser acessado facilmente em qualquer tipo de smartphone, de qualquer sistema operacional. E segue o conceito de "responsive design": sua tela se adapta automaticamente a qualquer dispositivo.

Outra novidade está na lógica de distribuição de notícias, que segue a ordem de leitura dos usuários de celular. "O novo Estadão Móvel tem um jeito diferente de oferecer notícia, que não é a partir do assunto, mas do comportamento do leitor no smartphone", explica a editora-chefe de Plataformas Digitais, Claudia Belfort. Em vez dos temas tradicionais do jornal impresso, o leitor vai encontrar no novo aplicativo quatro abas principais: Destaques (com as notícias mais importantes do dia), Análises (com explicações dos fatos em textos e vídeos), Futebol (com os destaques dos campeonatos e outros detalhes do esporte) e Link (com reportagens e dicas de tecnologia). Política, Economia, Internacional, Opinião e outras seções poderão ser acessadas por uma barra de navegação lateral. Também haverá abas específicas para ver gols e trailers de cinema.

Apesar da rapidez da informação, o leitor encontrará no novo Estadão Móvel a mesma qualidade jornalística que diferencia a marca. "Atento aos interesses do leitor, o Estado busca cada vez mais a melhor narrativa em cada plataforma: da agilidade do noticiário no celular ao aprofundamento e à organização do jornal impresso", resume a editora-chefe do Estado, Cida Damasco.

O novo aplicativo atende também à demanda por uma internet cada vez mais móvel, onde a navegação é feita em telas cada vez menores e sensíveis ao toque. Segundo a Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, neste ano serão vendidos 29 milhões de smartphones no Brasil – cerca de 80% mais do que em 2012. Estima-se que 44% deles serão inteligentes.

Passo a passo

Para acessar pela primeira vez o novo Estadão Móvel, o usuário só precisa digitar www.estadao.com.br no navegador de seu smartphone. Não há necessidade de baixar aplicativo em loja virtual. A partir daí, nos iPhones, para que o ícone de atalho se instale na tela principal, basta clicar na seta central no rodapé da tela e depois em "Adicionar à tela de início". Nos demais aparelhos, a orientação é acionar o menu principal de funcionalidades e seguir a instrução para gravação de ícones na tela principal.

As novidades que vêm por aí

Ao longo do ano, o Grupo Estado apresentará uma série de novidades no meio digital, como o novo site do Jornal do Carro e as novas plataformas de Classificados de Imóveis e de Carros. Além disso, a versão tablet permitirá download bem mais rápido das edições que correspondem à impressa.

+ Jornal do Carro: Estreará novo design da edição impressa, juntamente com o site.

+ Classificados: Ganharão novas plataformas digitais, interativas e móveis para Imóveis e Carros.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.