Estoque de aço plano na distribuição volta a níveis históricos

As vendas de aços planos pelos distribuidores do país cresceram quase 10 por cento em julho sobre junho e os estoques voltaram aos níveis do mesmo período de 2008, afirmou o Instituto Nacional dos Distribuidores de Aço (Inda), nesta segunda-feira.

REUTERS

24 de agosto de 2009 | 11h47

Confirmando reportagem da Reuters do final do mês passado, os estoques de aços planos no geral, em julho, retornaram ao patamar histórico de cerca de 2,5 meses de vendas depois de terem chegado a encostar nos seis meses em dezembro.

Segundo o Inda, os estoques de julho somaram 805,4 mil toneladas, 0,7 por cento maiores que no mesmo período de 2008 e 5 por cento acima do volume de junho deste ano.

Em termos de produtos individuais, porém, algumas categorias ainda estão com estoques acima da média. O Inda citou como exemplo os inventários de chapa grossa, de 135 mil toneladas e equivalentes a 3,9 meses de vendas. Esse volume é 27 por cento maior que o de julho do ano passado.

A entidade mantém expectativa de que o estoque volte a cair na comparação mensal em agosto, com vendas crescendo entre três e cinco por cento sobre julho.

Em vendas, julho apresentou crescimento de 9,8 por cento em relação a junho, para 304,9 mil toneladas, enquanto as compras tiveram alta 19,2 por cento na mesma comparação, para 262,2 mil toneladas.

Em relação a julho de 2008, as vendas de aços planos pelos distribuidores tiveram queda de 25,5 por cento e as compras registraram recuo de 32,1 por cento.

"Com a leve, mas constante melhora na demanda interna, associada à aparente escassez de aço no mercado externo, as usinas já começam a reduzir os descontos e o setor já fala na possibilidade de aumento de preços a partir de setembro", afirma o Inda em comunicado.

As ações das principais siderúrgicas do país operavam em alta por volta das 11h15. Usiminas subia 0,5 por cento, CSN ganhava 2,2 por cento e Gerdau mostrava alta de 1,6 por cento. No mesmo horário, o Ibovespa subia 1,1 por cento.

(Por Alberto Alerigi Jr.)

Tudo o que sabemos sobre:
SIDERURGIAINDAJULHO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.