EUA dão imunidade para aliança aérea oneworld

O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DOT) concedeu imunidade provisória contra leis de defesa da concorrência para a American Airlines e quatro parceiros do grupo oneworld formarem uma aliança global.

JULIE CRUST, REUTERS

14 de fevereiro de 2010 | 14h41

"Se a decisão for tornada final, a American e seus parceiros na aliança oneworld British Airlines, Iberia Airlines, Finnair e Royal Jordanian Airlines poderão coordenar de modo mais próximo operações internacionais em mercados transatlânticos", afirmou o departamento em comunicado.

O departametno informou que os benefícios da aliança oneworld serão tarifas menores sobre um maior número de rotas, serviços ampliados, melhores horários e redução nos tempos de viagen e conexões.

Entretanto, o departamento informou que a aliança pode ferir a competição em certas rotas entre os Estados Unidos e o aeroporto Heathrow, de Londres, por causa de limitados slots de aterrissagem e decolagem. O órgão pediu para que a aliança disponibilize quatro pares de slots para concorrentes para uma nova rota EUA-Heathrow.

BA, Iberia e American Airlines também têm de oferecer modificações em seus planos de compartilhamento das rotas transatlânticas mais lucrativas em um esforço para solucionar questões levantadas pela União Europeia.

O departamento havia concedido imunidade anteriormente para os rivais da oneworld Star Alliances e SkyTeam.

Tudo o que sabemos sobre:
AEREAS, ONEWORLD, ACORDO*

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.