Expansão do PIB da Coreia do Sul acelera para 1,4% no 1º trimestre

As exportações, que são responsáveis por cerca da metade do PIB da Coreia, aumentaram 3,3% no primeiro trimestre

Danielle Chaves, da Agência Estado,

27 de abril de 2011 | 09h21

O Produto Interno Bruto (PIB) da Coreia do Sul cresceu 1,4% no primeiro trimestre deste ano, em comparação com o quarto trimestre de 2010, quando havia sido registrada expansão de 0,5%, informou o Banco da Coreia. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o crescimento foi de 4,2%, menor do que o de 4,7% no quarto trimestre de 2010 e do que o de 8,5% nos três primeiro meses do ano passado.

A previsão tanto do Banco da Coreia quanto dos economistas ouvidos pela Dow Jones era de expansão trimestral de 1,5% e anual de 4,1%.

As exportações, que são responsáveis por cerca da metade do PIB da Coreia, aumentaram 3,3% no primeiro trimestre ante o quarto de 2010, em seguida ao aumento de 2,6% naquele período. O consumo privado, um dos principais motores do crescimento, subiu 0,5%, mais do que a alta de 0,3% nos três últimos meses do ano passado.

Os investimentos em instalações aumentaram 0,8% depois da queda de 1,0% no quarto trimestre de 2010, enquanto os investimentos em construção diminuíram 6,7% em seguida à queda de 1,0% no quarto trimestre. O setor de manufatura teve expansão de 3,2% no trimestre e o setor agrícola teve contração de 5,1%.

Analistas disseram esperar que o crescimento econômico se desacelere para entre 0,8% e 1,0% no segundo trimestre deste ano, ante o primeiro, mas acreditam que a inflação continuará elevada. A expectativa de inflação deve levar o Banco da Coreia a aumentar as taxas de juros básicas em maio. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
Coreia do SulPIB

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.