Divulgação
Divulgação

Família Schürmann fará expedição de 50 mil quilômetros pelo Oriente

Rota inspirada nas navegações chinesas passa por quatro oceanos, 50 portos e 29 países

O Estado de S. Paulo

12 de setembro de 2014 | 11h24


SÃO PAULO - A Família Schürmann zarpa no próximo dia 21 para mais uma aventura, a Expedição Oriente, 30 anos depois de ter iniciado uma série de viagens de veleiro ao redor do mundo.

Durante dois anos, o novo veleiro Kat percorrerá cerca de 30 mil milhas (quase 50 mil quilômetros), passando por quatro oceanos, cerca de 50 portos, 29 países de cinco continentes.  A viagem é inspirada na teoria de que os chineses foram os primeiros navegantes a darem a volta ao mundo.

O casal Vilfredo e Heloísa Schürman transformaram ao longo dos anos o sonho de navegar em um veleiro em um grande negócio, que tem patrocinadores e uma empresa que  vende pacotes de treinamento corporativo para empresas no Brasil e no exterior baseados na experiência em alto mar.

O economista e a professora decidiram durante uma viagem ao Caribe que teriam seu próprio veleiro e voltariam navegando até a região. Eles definiram a meta voltaram após dez anos de planejamento em uma viagem de dois anos no mar. Na época, há 30 anos, os filhos tinham 7, 10 e 15 anos.

Após a primeira experiência bem sucedida a família decidiu ampliar o período em alto mar e esticar a rota. Para isso, planejaram ações capazes de viabilizar o projeto, oferecendo passeios a bordo do veleiro. Assim, conseguiram permanecer no mar por 10 anos e dar a volta ao mundo. 

Agora a família prepara a terceira expedição ao redor do mundo, após mais de dois anos de planejamento, incluindo a construção de um veleiro com alta tecnologia e totalmente sustentável. A tripulação de 10 pessoas passará os próximos dois anos no Oriente.

A Família adotará um sistema de comunicação com capacidade de conexão de 492 Kbps, podendo chegar a 600 kpbs. Na viagem anterior a capacidade não chegava a 100 Kbps.

Os Schurmans pretendem transformar a expedição em uma aventura transmídia, com uma plataforma completa para acompanhamento e interação com internautas do mundo inteiro.


A transmissão diária em cinco idiomas será feita pelo site oficial e nas redes sociais. O público poderá participar da Expedição Oriente por meio de barcos virtuais, com técnicas de jogos digitais com desafios, games e missões. 

No evento especial que marcará o início da viagem, dias 20 e 21, o veleiro Kat poderá ser visitado pelos convidados. Os patrocinadores são as marcas Estácio, HDI Seguros e Solvi. 

Tudo o que sabemos sobre:
Navegação

Encontrou algum erro? Entre em contato

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.