Fed mantém política de reinvestir pagamento do principal

BC norte-americano quer evitar redução de seu balanço, o que poderia caracterizar aperto da política monetária em momento em que ainda deseja dar suporte à economia  

Cynthia Decloedt, da Agência Estado,

22 de junho de 2011 | 14h58

O Fed de Nova York divulgou nesta quarta-feira, 22, detalhes sobre o cronograma do programa do Fed de reinvestimento dos rendimentos obtidos com os ativos contabilizados em seu balanço. O comitê de política monetária do banco central decidiu manter o programa na reunião desta quarta-feira, assegurando assim liquidez ao mercado.

Em nota, o Fed de Nova York disse que a intenção é manter o balanço do Fed estável em US$ 2,654 trilhões e que para isso irá realizar mensalmente compras de Treasuries de sete vencimentos.

"As compras ocorrerão em vários vencimentos, de acordo com uma distribuição que é praticamente idêntica à executada pelo programa de compra de Treasuries", que termina esse mês, disse o Fed de Nova York. "A única mudança na distribuição é que os dois vencimentos acima de 10 anos serão combinados em um único setor de vencimento de 10 a 30 anos, para simplificar o processo operacionalmente", disse o Fed de Nova York.

O Fed mantém o programa de reinvestimento para evitar a redução de seu balanço, em consequência do vencimento dos Treasuries, dos títulos de dívida das agências e hipotecários, o que poderia caracterizar um aperto da política monetária num momento em que ainda deseja prover suporte à economia. As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
fednova yorkreinvetimentosprograma

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.