Fiat sai de lucro para prejuízo de € 83 milhões no primeiro trimestre

Vendas mais fracas na Europa e produção menor da Chrysler afetaram o resultado da montadora

Stefânia Akel e Fernando Nakagawa, da Agência Estado

29 de abril de 2013 | 12h36

A Fiat registrou prejuízo líquido de 83 milhões de euros (US$ 108,1 milhões) no primeiro trimestre deste ano, ante lucro de 35 milhões de euros no mesmo período do ano passado.

A companhia informou que sua receita caiu para 19,76 bilhões de euros, de 20,22 bilhões de euros, devido às vendas mais fracas na Europa e à menor produção de veículos na Chrysler, sua unidade norte-americana, que se prepara para o lançamento de novos modelos, incluindo o Jeep Cherokee. A Fiat é dona de 58,5% da Chrysler.

A Fiat confirmou, em comunicado, suas metas para o ano, incluindo lucro líquido entre 1,2 bilhão de euros e 1,5 bilhão de euros, com receita de até 92 bilhões de euros.

A Chrysler informou hoje que seu lucro líquido caiu 65% no primeiro trimestre, para US$ 166 milhões, ante US$ 473 milhões no mesmo período do ano passado. A receita recuou 6%, para US$ 16,4 bilhões.

A companhia, que há quatro anos emergiu de uma reestruturação de falência financiada pelo governo, tenta manter as vendas em expansão nos EUA após alguns anos de rápidos ganhos de mercado.

A Chrysler teve lucro operacional de US$ 435 milhões, ante US$ 740 milhões já um ano. Segundo a companhia, o recuo se deve à queda na produção e aos custos industriais para o lançamento de novos modelos.

A empresa fabricou 574 mil veículos no primeiro trimestre, de 607 mil no mesmo período do ano passado. As vendas globais totalizaram 563 mil veículos, 8% a mais que no ano passado.

Brasil

As vendas da italiana Fiat cresceram no primeiro trimestre no Brasil. Balanço divulgado nesta segunda-feira mostra que a filial entregou 191 mil carros de passeio e veículos comerciais leves no País, com crescimento de 8% na comparação com os três primeiros meses de 2012. Nesse período, o mercado brasileiro cresceu menos que a montadora - cerca de 2% - o que consolidou a liderança da Fiat no mercado nacional.

"O grupo fortaleceu a liderança no mercado brasileiro com participação de mercado de 22,9% (o melhor primeiro trimestre desde 2010 no Brasil), com um aumento de 0,2 ponto sobre igual período de 2012 e 3 pontos à frente do concorrente mais próximo", destaca o balanço da companhia italiana. Segundo o documento, a participação no segmento "A/B" brasileiro é ainda maior e atinge 27%. No outro grande mercado da região, a Argentina, as vendas cresceram 14% no mesmo período.

Apesar do aumento das vendas no Brasil e na Argentina, o lucro operacional da companhia na América Latina caiu de 235 milhões de euros no primeiro trimestre de 2012 para 186 milhões de euros nos três primeiros meses de 2013. A companhia explica que o resultado financeiro foi afetado pelo efeito cambial - que gerou impacto negativo de 25 milhões de euros -, aumento dos custos de produção, despesas crescentes de marketing no Brasil e a interrupção de uma linha de montagem no Brasil entre dezembro de 2012 e fevereiro de 2013.

Apesar dessa queda anual, a companhia afirma que o lucro operacional "foi consistente com a meta para o ano de 2013 de 1 bilhão de euros de resultado para a América Latina".

As informações são da Dow Jones.

Tudo o que sabemos sobre:
fiatbalanço1º trimestre

Encontrou algum erro? Entre em contato

Tendências:

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.